
Caros amigos ... segundo o senhor Munari, o designer distingue-se pelo trabalho conjunto ( obviamente, não só). Então, vamos começar a seguir o que o senhor diz? :)
Bem, calculo que todos estejam as voltinhas com outros senhores para alem do senhor Munari, mas no entanto queria colocar uma outra questão, que é tambem pertinente para o exame. E é relativamente às perspectivas ontologica e epistemológica do design. Estou com alguns problemas em compreender isto, porque faltei a algumas aulas.. ops. Por isso, se alguém me poder ajudar, agradecia mesmo muito... o tempo começa a apertar :S
Vamos, exercitem as vossas capacidades:) e lembrem-se que não é uma perda de tempo, uma vez que ao explicar, estão a ver o que sabem .. eheh .
Bom estudo para todos*
1 comment:
Bom, eu tinha apenas esparsas referências a esse tema nos meus apontamentos, e também estive com dificuldades em perceber bem a diferença entre ontologia e epistemologia, por isso fui à enciclopédia. Ontologia é fácil, é a essência de uma coisa. "Epistemologia quer dizer, etimologicamente, discurso sobre a ciência e é teoria do conhecimento [...] As ciências podem ser estudadas segundo o conteúdo ou segundo a forma, entendendo-se por conteúdo a matéria ou objecto que a ciência trata e por forma a estrutura racional que confere o carácter científico. A epistemologia é o estudo crítico da forma (e não do conteúdo)da ciência."
Daqui eu concluo que a ontologia seja o estudo do conteúdo. Em resumo, penso que para a ontologia do design, podemos formular a questão "O que é o design?" que compreende aspectos como o seu objecto de estudo/trabalho e os modos por que se manifesta e "Quais os métodos utilizados pelo design?" relativamente à epistemologia. Ou, mais resumidamente, "O que é?" e "Como se processa?". É a minha interpretação.
Em jeito de despedida, deixo-vos uma citação de Philippe Starck: "Associo a inutilidade aos objectos inúteis...ah, e a História e Estética também, já agora"
Post a Comment